Reflexões sobre desenvolvimento de software (only in Portuguese)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Atualizando-se com podcasts de tecnologia

Uma coisa que eu acho muito legal no lugar em que trabalho é que as entrevistas relacionadas a novas contratações são responsabilidade de todos na empresa independente da experiência. Uma vez com uma lista de interessados (que qualquer um pode fazer parte), o time de recrutamento marca as entrevistas de acordo com a disponibilidade dos envolvidos, de forma que sempre seja uma dupla entrevistando, com pelo menos uma pessoa com experiência. Ao fim das várias entrevistas os interessados se reúnem e compartilham suas impressões.

Além de deixar o processo de contratação bastante transparente, não sobrecarrega poucos indivíduos e faz todos se sentirem parte disso, fora que ajuda a evitar algum viés que naturalmente ocorre quando uma só pessoa fica responsável por todo um processo.

Graças a essa prática, já tive a oportunidade de entrevistar vários candidatos, especialmente em entrevistas técnicas. Uma das perguntas que muitas vezes costumo fazer é como a pessoa costuma se informar sobre novidades na área de tecnologia. Normalmente as respostas variam entre blogs e conversas com os amigos. Em menor número é citado o Twitter, livros e listas de email.

Todas essas são excelentes ferramentas para se atualizar sobre as novidades, entretanto uma forma bastante interessante de se atualizar que eu pouco ouvi ser mencionada nessas entrevistas foi podcasts. Existem atualmente uma gama de podcasts abordando o tema de tecnologia. É uma forma de se atualizar que complementa muito bem as demais e que descobri somente recentemente, pois embora soubesse da existência de muitos podcasts sobre tecnologia, não sabia que existiam específicos para desenvolvedores e analistas. Esses podcasts normalmente reúnem pessoas com bastante conhecimento no assunto, com uma abordagem mais leve do que um livro mas não menos informativa. Alguns reúnem inclusive escritores de publicações, palestrantes e pessoas bastante ativas nas comunidades de tecnologia. São excelentes oportunidades de ouvir conversas e discussões bastante enriquecedoras sobre temas que nem sempre temos um amigo ou um conhecido falando sobre.

Existem uma infinidade de podcasts, e o jeito é garimpar pela internet, mas entre os que eu tenho escutado e recomendo:

Tecnologicamente Arretado: Um podcast relativamente novo criado pelo ThoughWorker Gregório, com capítulos sobre diversos temas da atualidade como Segurança, AngularJs, Programação Funcional entre outros temas. Sempre com a presença de convidados que manjam muito do assunto.

Grok: Um dos podcasts mais antigos do Brasil com mais de 4 anos de atividade, e talvez também o mais famoso. Excelente fonte de informação, não apenas sobre tecnologias, mas também com edições sobre conferências como RubyConf e mulheres em TI.

Pra quem tem o inglês afiado, as opções são muitíssimas, mas fica a dica do Functional Geekery, que trata especificamente de programação funcional mais a fundo. No caso de podcasts em inglês, além do conteúdo propriamente dito, é uma ótima oportunidade para treinar o ouvido pra discussões que não são em Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário